10Set

Mais especificamente, neste ano letivo de 2021/2022, queremos em primeiro lugar desejar um bom ano letivo e dar a conhecer que iremos aproveitar este “novo espaço” para abordar alguns temas que nos parecem pertinentes e do interesse dos pais e/ou encarregados de educação. Assim deixamos uma breve referência aos atuais desafios com que todos nos deparamos, pois nos últimos dois anos letivos (mais especificamente desde março de 2020), a pandemia COVID-19 obrigou a alterações nos contextos familiares e educativos, que tiveram grandes repercussões nos processos de ensino-aprendizagem e socialização, gerando novas interações entre pais/encarregados de educação, professores e a escola. Assim, assistimos a uma serie de mudanças nas dinâmicas relacionais e de aprendizagem que se refletiram e refletem no processo de adaptação/transição face ao contexto escolar. Para as crianças e jovens este regresso à escola, apesar de muito desejado, continuará a ser desafiante, exigindo atenção e medidas específicas de suporte, que promovam e assegurem o bem-estar e a saúde física e psicológica. Este regresso, ainda, neste contexto pandémico irá dar continuidade aos procedimentos delineados no ano anterior. Neste sentido, o reingresso ou a transição escolar, devem basear-se na premissa de que a escola é um espaço seguro, cuidador e de apoio ao desenvolvimento das crianças e jovens. Salientamos assim, a importância da comunicação entre a família e os agentes educativos da escola, dando e recebendo feedback sobre possíveis alterações emocionais e comportamentais da criança/jovens, partilhar preocupações, bem como se a criança está a manifestar medo, tristeza, frustração ou angústia perante o regresso; informar o Educador ou Professor caso exista ou tenha existido alguma situação específica que tenha causado impacto no meio social mais próximo (família e amigos); confiar nos agentes educativos.
Relativamente às Crianças e Jovens, é importante respeitar o seu ritmo de adaptação. Optar por estratégias de contenção (tom de voz calmo, atitude tranquila e assertiva). Dar algum espaço, sem insistência, mas com vigilância, para ajudar a criança a expressar-se e autorregular-se. Neste regresso ou início escolar é importante estar atento às reações das crianças mais pequenas, quanto às mudanças que ocorrerão no contexto escolar. Por isso, sugerimos, que planeie uma integração gradual e um momento especial para atribuir um significado à reentrada na escola, envolver as crianças e jovens nas tomadas de decisão e organização do regresso à escola, fomentando uma sensação de segurança e confiança. É fundamental incentivar as crianças e os jovens a expressarem as suas emoções, disponibilizando-se para o diálogo e validando o que sentem relativamente à reintegração ou começo de ano letivo. Mostre-se disponível para conversar, para orientar e refletir em conjunto sobre os problemas e possíveis soluções.
Sempre que considerar necessário, peça ajuda, fale com os agentes educativos e/ou recorra ao apoio do Psicólogo com intervenção em contexto escolar para melhor gerir e monitorizar as emoções, comportamentos e atitudes das crianças e jovens.
Desejamos, mais uma vez, um bom ano letivo!
As Psicólogas.