Missão
É missão especifica da Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família “o serviço dos pobres”, em particular das crianças. Tal serviço é prestado num ambiente de família, isto é, de compreensão, alegria, simplicidade e acolhimento, pensando na palavra de Jesus: “quem acolher uma criança em meu nome é a Mim que acolhe, e quem me acolher acolhe Aquele que me enviou”.
Fiéis a esta missão e dentro do genuíno espírito do Evangelho que deve animar toda a Escola Católica, a Pastoral desenvolvida no Externato São Miguel Arcanjo procura despertar nas crianças e adolescentes a visão cristã do homem integral, situando-o na vida, dentro dos quadros fundamentais: Educação-Humanização, Escola Comunitária e Escola Evangelizadora.
Formação Cristã
No Externato São Miguel Arcanjo a educação dos alunos à luz do Evangelho, numa perspetiva integradora e globalizante, como comunidade de Fé, testemunhando os valores cristãos e agindo em conformidade e comunhão com os principios da Igreja Católica, oferece a todos os membros da comunidade educativa e, particularmente, aos seus alunos, a possibilidade de fazer da sua vida um projeto cristão de acordo com a pessoa de Jesus Cristo e com a sua mensagem.
A Formação Humana e Cristã e a Educação Moral e Religiosa Católica surgem como resposta, numa formação integral duma aprendizagem esclarecida pela fé, nas diferentes dimensões e níveis do Projeto Educativo e do Projeto Curricular de Escola. O horário letivo do Externato contempla tempos específicos para estas áreas, com uma expressiva presença no Plano Anual de Atividades (em estreita ligação com o Calendário da Pastoral).
A Catequese, em parceria com a Paróquia de Cristo Rei da Portela, de natureza facultativa, complementa o ensino religioso, possibilitando a aprendizagem e vivência da mensagem cristã, num caminho de aprofundamento da fé.
A realização de momentos de oração e atividades de fé ao longo do ano letivo, com a participação de todos, potenciam a consciencialização dos valores cristãos e do ambiente de família, protagonizados na expressão da Madre Fundadora “Quero que as crianças sejam tratadas maternalmente!”