Creche

“Brincar fornece à criança a possibilidade de construir uma identidade autónoma, cooperativa e criativa”

A creche constitui umas das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu currículo familiar, onde ela é integrada e no qual pretende-se que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.

Enquanto escola e profissionais de educação é nosso dever desenvolver na presente sociedade e na formação de futuros cidadãos uma sensibilização para a arte em todas as suas vertentes.

Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro. Os cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para a toda a vida. A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.

Devem estabelecer-se limites claros e seguros para que a criança se sinta protegida. Devem permitir o desenvolvimento da AUTONOMIA e AUTOCONFIANÇA.

Devem ser verbalmente estimulantes. A autoconfiança das crianças e as AMIZADES florescem num contexto em que os adultos interagem com elas de forma a sentirem um acompanhamento ao longo do seu dia.

Loading