Projeto Creche

Proteger Hoje para ter UM Futuro Melhor

“Educar em família ”

  • Estimular as capacidades de cada criança, de forma a estabelecer e a favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;
  • Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança;
  • Favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhorar a sua integração e participação;
  • Favorecer o desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação;
  • Favorecer a atividade lúdica;
  • Desenvolver hábitos de autonomia e higiene pessoal;
  • Desenvolver o sentido de responsabilidade e respeito por si e pelo outro, contribuindo para a socialização;
  • Desenvolver hábitos de cultura.

Berçário

“ Educar através dos afetos “

  • Oferecer às crianças um ambiente calmo e acolhedor que lhes proporcione alegria, prazer e segurança;
  • Dar resposta às necessidades afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras das crianças;
  • Manter uma relação individualizada com cada criança;
  • Utilizar o tempo de higiene como tempo de conversação e desenvolvimento de uma relação calorosa com as crianças;
  • Potencializar o momento de alimentação, como o momento propicio para estabelecer bons hábitos alimentares;
  • Explorar as sensações através dos sentidos;
  • Adaptação dos ritmos biológicos próprios às sequências da vida quotidiana;
  • Criar situações de desenvolvimento da linguagem, através das histórias e canções;
  • Manter um bom equilíbrio entre o ouvir e o falar, acrescentado algo à compreensão que as crianças têm da linguagem;
  • Proporcionar materiais de formatos diversos com a finalidade de proporcionar um desenvolvimento psicomotor adequado.

Sala 1 Ano

“EDUCAR ATRAVÉS DA BRINCADEIRA”

  • Criar um ambiente agradável e familiar, onde educadores, auxiliares e famílias se sintam confortáveis e seguros;
  • Explorar o corpo e meio envolvente através dos sentidos, com base na brincadeira;
  • Explorar e brincar com o mundo que os rodeia;
  • Desenvolver a capacidade de observação;
  • Controlar e adquirir posturas adequadas;
  • Coordenar movimentos amplos;
  • Coordenar alguns movimentos finos que lhe permitam a manipulação de objetos;
  • Demonstrar diferentes sentimentos;
  • Reagir adequadamente às situações;
  • Iniciar o “falar” e o “dialogar”;
  • Estabelecer relações com adultos e crianças;
  • Conquistar a autonomia consoante a sua faixa de desenvolvimento;
  • Brincar livremente com os seus amigos;
  • Brincar/ interagir com o adulto;
  • Seguir regras simples de jogo.

Sala dos 2 anos

“ DESPERTAR PARA UM FUTURO MELHOR ”

  • Proporcionar uma adaptação e integração gradual, consistente e estruturada, relativamente aos adultos e às crianças, aos espaços, materiais e às rotinas;
  • Oferecer um ambiente calmo e acolhedor que lhes proporcione alegria, prazer e segurança;
  • Dar resposta às necessidades afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras das crianças;
  • Manter uma relação individualizada com cada criança, respeitando o seu nível de desenvolvimento e as suas características pessoais;
  • Estimular no desenvolvimento global da criança, de acordo com as suas necessidades;
  • Desenvolver a sua autonomia e auto estima;
  • Proporcionar um adequado desenvolvimento, tendo por base principal a afetividade;
  • Incentivar as famílias à participação no plano anual da sala;
  • Desenvolver atividades de expressão plásticas;
  • Desenvolver atividades de expressão musical;
  • Desenvolver atividades de expressão dramáticas;
  • Desenvolver atividades de expressão motoras;
  • Desenvolver o espirito ecológico como modo de vida.
Loading