TIC

“Estamos nos anos iniciais de um tempo que chamo de ‘década digital’ – uma era em que computadores deixarão de ser meramente úteis para se tornarem uma parte significativa e indispensável da nossa vida diária.”

 (Bill Gates)

As Tecnologias de Informação e Comunicação têm um papel essencial na sociedade contemporânea, tendo presença em praticamente todos os seus setores e atividades.

Reconhecendo a importância e integração das TIC na sociedade atual, esta disciplina, que abrange o 1º e o 2º ciclo, pretende promover, nos alunos, o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do séc. XXI.

Ao longo dos anos letivos procurar-se-á conduzir os alunos de uma literacia digital generalizada básica, para o domínio do desenvolvimento das suas capacidades analíticas, através da exploração de ambientes computacionais adequados às suas idades.

Assumindo-se como uma disciplina de carácter maioritariamente prático, serão propostas atividades com o objetivo de que os alunos alcancem um conjunto fundamental de ferramentas e técnicas com vista a uma utilização eficaz das tecnologias informáticas.

Sendo, também, uma disciplina transversal, as atividades e situações de aprendizagem proporcionadas pela disciplina de TIC, irão, sempre que possível, recorrer à interdisciplinaridade com o intuito de uma integração curricular plena, mobilizando, assim, as aprendizagens das restantes componentes do currículo dos dois ciclos de ensino.

A presença das TIC no currículo académico, tanto no 1º como no 2º ciclo do Ensino Básico, é uma oportunidade para o desenvolvimento de competências digitais conducentes ao exercício de uma cidadania ativa, crítica e responsável,  que  deverá acontecer de forma progressiva ao longo dos anos letivos e que se organizam em quatro domínios de trabalho definidos pelo Ministério da Educação:

  1. CIDADANIA DIGITAL
  2. INVESTIGAR E PESQUISAR
  3. COMUNICAR E COLABORAR
  4. CRIAR E INOVAR.
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