Aulas de Instrumento

Com esta proposta pretende-se dar resposta às necessidades dos encarregados de educação que pretendem proporcionar aos seus educandos o contacto com um instrumento musical sem terem de sair do espaço escola, que os acolhe durante o dia.

Pela nossa experiência os instrumentos mais solicitados para ensino individual são o piano, a guitarra e o violino. Por este motivo, são os instrumentos que aqui avançamos como primeiras propostas. Não significa, porém, que não se possa dar resposta a solicitações para outros instrumentos, dependendo do número de pretendentes.

As diferentes classes de instrumento integram a possibilidade de se apresentarem aos exames da Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM), podendo os alunos certificarem as suas competências, nos diferentes níveis (graus) sequencialmente propostos. Esta parceria com a ABRSM mantém-se desde há quatro anos, com a vinda de examinadores externos para a avaliação dos nossos alunos, o que têm incentivado a prática de instrumentos e recolhido bons resultados.

Metodologia

As aulas de instrumento são individuais e têm uma duração de 30 minutos para as crianças do pré-escolar e do ensino básico. À Foco musical destacará um professor especializado para a aprendizagem de cada um dos instrumentos

 Iniciação à prática instrumental

O estudo de um instrumento tem inúmeras vantagens por todos reconhecidas e suficientemente comprovadas. O simples facto de dominar um instrumento como veículo privilegiado para aceder à música pelo “lado de dentro” é, por si só, argumento suficiente para proporcionar a oportunidade a uma criança. Escusado será mencionar as repercussões que este contacto tem ao nível do desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Hoje é sabido que quanto mais cedo acontecer o contacto com este mundo, mais frutífero poderá ser o seu resultado. Começar a explorar um instrumento em idade pré-escolar nada tem de precoce!

A dúvida surge na escolha acertada: qual o instrumento mais indicado para começar? A resposta ideal será obviamente “aquele para o qual a criança mostra apetência”. No entanto, sabemos que a maioria das crianças mostra hoje apetência por um e amanhã por outro, “obrigando” os encarregados de educação a tomar essa decisão pelos seus educandos.

Objetivos gerais implícitos 

  • Desenvolvimento Psicossocial;
  • Aquisição e/ou reforço da noção de lateralidade;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Desenvolvimento das capacidades de raciocínio;
  • Desenvolvimento de capacidade criativa e do espírito crítico;

Iniciação ao instrumento – Piano

A vantagem da opção pelo piano, como primeiro instrumento a contactar, reside nos seguintes motivos: (1) é fácil de produzir um som a partir do piano. Basta carregar numa tecla com um dedo, o que faz acelerar o processo de estímulo e de motivação; (2) o piano expõe a “radiografia” do sistema tonal, através do seu teclado, com todas as notas organizadas da esquerda para a direita (da mais grave para a mais aguda) e com os acidentes (sustenidos/bemóis) discriminados das notas diatónicas (teclas brancas vs. teclas pretas); (3) a potência sonora de um piano. As suas vibrações implícitas são um factor motivador, para alguns até terapêutico, inigualável noutro instrumento (razão pela qual desaconselhamos a aprendizagem em sintetizadores – vulgo “órgão electrónico”).

Horário Atividades Extra-Curriculares (AEC):

  • AEC 1
  • AEC 2
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