Projeto educativo

“Educar em Família”

O lema do Externato S.Miguel Arcanjo, baseado nos ideais da Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família, é “EDUCAR EM FAMÍLIA”.

Propomos em em particular, na sua missão pedagógica, pôr em execução o seu carisma próprio que se pode resumir deste modo: “criar um ambiente de família, em que acompreensão, a alegria, a simplicidade e o acolhimento sejam os factores mais salientes, em ordem a um desenvolvimento harmonioso da personalidade humana e cristã.”(Constituições, nº 4. pág.12).

É nessa linha que estamos a funcionar em regime de Paralelismo Pedagógico, se propõe concretizar o conteúdo do Ideário, fazendo convergir a participação de todos aqueles que nele trabalham, numa actuação conjunta e organizada, em todas as suas actividades. Este documento é, pois, o resultado dum estudo reflectido duma Comissão, a partir dos princípios básicos das Escolas da Congregação, que já funcionam há mais de três décadas.

Agradecendo a todos quantos nele colaboraram, auguramos votos de que possa contribuir para a realização integral dos alunos que vierem a frequentar este Estabelecimento de Ensino e seja motivo de confiança para todos os educadores que buscam uma melhor qualidade da educação.

O Projecto Educativo que propomos é um horizonte de referência e serve de apoio para as directrizes a seguir, como atitudes educacionais.

Tem a dupla finalidade de ajudar a concretizar os objectivos propostos pelo Externato e de servir de norma educativa, como confrontação das actividades realizada.

É ainda um estímulo necessário e precioso em ordem a criar uma melhor qualidade na educação.

Como Escola Católica, é um Centro de Ensino que se inspira na “Mensagem Cristã”:

  • Afirmando-se como Comunidade de Fé, o que proporciona à Comunidade Educativa o poder testemunhar os valores cristãos;
  • Actuando em comunhão com a Igreja Católica, em conformidade com os seus princípios.

Externato São Miguel Arcanjo